sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Relatório do Acamp.Carnaval 2010 - Raposa


Relatório do Acampamento de Carnaval 2010
- Patrulha Raposa –

O Acampamento realizou-se em Loriga, no concelho de Seia, entre os dias 13 e 16 de Fevereiro.


1º Dia…

Bem cedinho, logo às 7 horas, chegámos à sede de mochilas às costas e preparados para o frio, para partir para a Serra da Estrela. Arrumámos tudo e às 8:30 estávamos a entrar no autocarro. Na longa viagem fizemos um questionário sobre a região da Serra da Estrela, sobre montanhas, sobrevivência, etc. Após isso, alguns dormiram, outros conversaram, outros ainda mexeram nos telemóveis, jogaram às cartas… até à paragem que fizemos numa área de serviço para comer, descansar e ir à casa de banho. A viagem continuou e chegámos à vila de Loriga, onde descarregámos o material e o levámos para a escola em que íamos ficar.
Almoçámos o que tínhamos trazido de casa e arrumámos o material. Ficámos um pouco no parque, onde acabámos por ficar tontos com o baloiço giratório onde rodámos. A seguir trocámos de roupa: raparigas primeiro, rapazes depois.


À tarde, jogámos os três jogos que a Raposa preparou: “Pegar o Rabo da Cobra”, “Enchendo a casa” e “Jogo dos Objectos no Centro”. A nossa patrulha ganhou o primeiro jogo, depois de desempatar com a patrulha Morcego. O segundo e o terceiro jogos foram ganhos pela Falcão, e a nossa patrulha ocupou a última posição, mas divertimo-nos muito na mesma.

Para acabar bem o dia, os cozinheiros prepararam Hambúrgueres com arroz, que nós comemos com muito gosto, e em seguida lavámos a loiça.
Mais tarde momento de cinema… só faltava as pipocas! O filme “À conquista do K2” contava a história de montanhistas que tentaram subir esta montanha, a mais alta do mundo a seguir ao Monte Evereste. Foi difícil, pois o frio
(- 40º C) não ajudava nada, ao ponto de darem murros uns aos outros para não congelarem. Mas com muito equipamento, muitos carregadores, 9 acampamentos ao longo da montanha, muita paixão e dedicação, o seu objectivo foi alcançado. Foi um filme muito interessante, mas estávamos tão cansados que alguns de nós deixaram de prestar atenção a meio deste…
Após o filme, chichi cama. Tínhamos de estar frescos para o grande dia que vinha a seguir. Depois de alguma conversa, adormecemos…

2º Dia…

Acordámos de manhã, e os guias prepararam a ração de

combate para os seus elementos, assim como o pequeno-almoço. Depois das preparações a Expedição partiu para o Covão da Areia com o almoço e uma tenda, mas a Patrulha Antílope ficou em campo, e partiu apenas mais tarde, bem equipada para o frio e a neve, mas sem saber o que nos esperava… Cozinhámos o almoço, comemos, e foi a nossa vez de partir. Foi cansativo, mas avançámos a um bom ritmo, e com algumas paragens (e às vezes quedas, nos sítios com gelo) para descansar, conseguimos.




Quando estávamos quase a chegar encontrámos o resto do grupo, que já vinha a descer.
Chegámos depressa ao Covão da Areia, onde não havia areia, mas sim muito vento, e com dificuldade montámos a tenda da Patrulha Morcego, que tínhamos trazido.





Depois veio uma questão difícil, a distribuição das pessoas pelos quartos da tenda, que foi resolvida “amontoando” toda a gente num dos quartos, enquanto os chefes ficariam no outro. Mais tarde, o Benny e o Diogo acabaram por passar também para o outro quarto.

Durante essa tarde, comemos biscoitos e bebemos chá, além de termos jogado alguns jogos divertidos. O resto do grupo também se divertiu muito em campo, pelo que contam. À noite, entrámos nos quartos e fomos dormir… ou mais ou menos. Até arranjarmos uma posição confortável, até ninguém se queixar, demorou algum tempo, a bem dizer, a noite toda… e eu (Bia) acordei a meio da noite com uma surpresa algo desagradável, e que me fez entrar em pânico. Sangrei do nariz e estava realmente suja! Cara, roupa, cabelo; nada escapou ao sangue; mas graças à ajuda de todos o que estavam comigo resolvi tudo e consegui voltar a dormir, com grande necessidade de um banho! Entretanto, tudo estava branco lá fora! Um verdadeiro nevão havia caído sobre nós, e quando reparámos ficámos realmente espantados. O mais engraçado é que tudo isto foi acompanhado pela máquina de filmar, que esteve connosco e serviu para gravar tudo isto, que ficará para sempre gravado no nossa memória.

3º Dia…

Acordámos de manhã, e tentámos esperar que a neve acalmasse, mas em vão. Acabámos por desistir, arrumar as coisas e pôr neve a derreter para fazer chá. Também isso não teve resultado, pois tentámos três vezes, e das três vezes alguém entornou sem querer a água que se formava dentro da panela, então ficámos sem chá.
Comemos a comida que nos restava, desmontámos e dobrámos a tenda para levar nas mochilas, e fizemo-nos ao caminho. O caminho estava mais difícil que no dia anterior, mas era a descer, e a Antílope aguenta tudo, e mais uma vez superámos os obstáculos e chegámos lá abaixo a tempo do almoço, e de tomar banho (finalmente!). Pedimos aos Bombeiros Voluntários de Loriga que nos deixassem usar os seus chuveiros para tomar banho, e estes mostraram-se disponíveis. Quando nos juntámos ao resto da Expedição para almoçar e continuar o acampamento, já nos sentíamos melhor. Também eles se tinham divertido, sem nós, e contaram-nos tudo o que fizeram nesse tempo de “folga”.
Depois da loiça lavada e algum tempo passado, começou o Jogo de Vila, que durou 2 horas, das 16:00 às 18:00. Este jogo foi muito divertido, tinha perguntas sobre escutismo, sobre a vila de Loriga e as suas tradições e sobre a região da Serra da Estrela. Durante o jogo, além de consultar as pessoas, devíamos ir a várias lojas e cafés recolher cartões que continham informações para ajudar a responder às perguntas, assim como textos sobre máscaras e sobre o Carnaval. Entretanto, aproveitámos para recolher material para usar no Fogo de Conselho. O resultado desta actividade foi:
1. Cavalo
2. Morcego
3. Raposa
4. Lince
5. Falcão

Ao regressar ao sítio onde estávamos a dormir, os chefes disseram-nos para arrumar o material para partir no dia seguinte e para preparar o Fogo de Conselho, enquanto os cozinheiros cozinhavam para o Concurso de Culinária. A arrumação do material e a preparação do Fogo de Conselho não correram nada bem, pelo que os guias e os chefes optaram por não fazer Fogo de Conselho, e por orientar a Expedição no sentido de arrumar todo o material rapidamente.



O Concurso de Culinária, que se realizou entretanto, teve os seguintes resultados:

- Sabor: 1º lugar – Cavalo
- Apresentação: 1º lugar – Lince e Cavalo
- Recepção: 1º lugar – Lince

Após isto, e não havendo Fogo de Conselho, fomos dormir, excepto os guias que tiveram Conselho de Guias, no qual se decidiu pôr o despertador para as 6:30, mas para dar a alvorada apenas às 7:30, uma vez que às nove e meia devíamos estar a esperar o autocarro.

4º Dia…

Acordámos às 7:30, como previsto, vestimo-nos, acabámos de arrumar tudo e preparámos o pequeno-almoço e a ração de combate. Atrasámo-nos, e por volta das 10:30 estávamos a chegar ao lugar onde íamos apanhar o autocarro. Mas isso não foi um problema pois o autocarro teve uma falha por falta de bateria, o que o fez atrasar-se.




Enquanto o esperávamos, jogámos ao Jogo do Lobo até partirmos para a Serra da Estrela, para a Expedição ter oportunidade de ver e brincar na neve. Na viagem, de tão ca
nsados, quase todos dormimos.
Quando chegámos ao lugar onde íamos jogar na neve, almoçámos e ficámos um pouco a divertirmo-nos. A viagem prosseguiu, os chefes disseram a classificação do acampamento e, depois de algumas “manifestações” contra os chefes por estes não nos darem os telemóveis, chegámos e formámos, recebendo os tão desejados telemóveis para nos irmos embora.

Classificação final do acampamento:

1º. Cavalo
2º. Lince
3º. Morcego
4º. Falcão e Raposa

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Os vadios da Expedição 30


Noites de Campo actualizadas a 17 de Fevereiro de 2010.
Boa Vida!!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010


EXPEDIÇÃO 30 - NOVO RECORDE DE ALTITUDE DE ACAMPAMENTO EM PORTUGAL CONTINENTAL










"Sete membros da Patrulha Antílope conseguiram, no dia 15 de Fevereiro mais uma proeza ao estabelecerem, um novo recorde de altitude montando com sucesso um Campo Avançado a 1494m na famosa Garganta de Loriga.

Com a sempre difícil ascensão de três horas até ao Covão da Areia, com uma longa, longa noite, onde as temperaturas atingiram os -6º negativos, e ainda com o local, a ser fustigado por fortíssimas rajadas de vento, é fácil adivinhar que este ano a aventura não foi nada fácil.

Os nossos jovens exploradores já regressaram ao Campo Base, estando todos eles de boa saúde."

Ver fotos da actividade