Relatório da Patrulha vencedora:
A Patrulha Cavalo!
Dia 1 – 13.02.2010
Encontrámo-nos todos na sede por volta das 07:00h e logo começámos a trabalhar para aquecer pois estava muito frio. Carregámos material, alguma comida e as nossas mochilas para o autocarro. Num abrir e fechar de olhos já estávamos todos sentados nele, prontos e excitados por partir em busca de aventura. Quando partimos para Loriga (na Serra da Estrela)eram mais ou menos 08:15h.
Durante a viagem os chefes deram ao guia de cada patrulha um questionário sobre o local para onde íamos, algumas técnicas de sobrevivência entre outras… As regras eram simples: quem acertasse mais perguntas ganhava e se houvesse empates ganhava quem entregasse primeiro o seu questionário. Algumas perguntas eram bastante difíceis, mas os resultados foram muito bons para a nossa patrulha que empatou com a patrulha Falcão no primeiro lugar. No entanto, foi a Falcão que conquistou o primeiro lugar porque entregou o questionário antes da nossa patrulha.
Apenas parámos uma vez durante a viagem para "fazer" as nossas necessidades, comer qualquer coisa e esticar um pouco as pernas.
Chegámos por volta das 14:00h, carregámos todo o material, mochilas e afins para uma modesta casa no meio da vila de Loriga. Depois de tudo arrumado, pusemos as mochilas na sala onde iríamos dormir e os guias escolheram o canto onde a sua patrulha iria pernoitar. Depois de tudo isto já estávamos a morrer de fome e almoçámos.
Depois do almoço, encontrámos diversos instrumentos musicais (e até improvisámos alguns!) e formámos uma "banda"! Tocámos, tocámos e tocámos para passar o tempo. Depois, jogámos vários jogos na rua, como por exemplo: o jogo da serpente e jogos de estafetas. De seguida, fomos assistir á missa da vila numa igreja muito pequena mas muito acolhedora. Quando chegámos, fizemos o jantar: hambúrgueres com arroz! Estava delicioso!
Á noite, vimos um documentário chamado: "A conquista do K2". Era sobre os primeiros alpinistas a chegarem ao cume da segunda montanha mais alta do mundo. Ficámos a saber as suas dificuldades á medida que subiam a montanha, em que pensavam, os seus sentimentos e a forma como sobreviveram a tais temperaturas. Gostámos muito do filme!
Dia 2 – 14.02.2010
Acordámos cedo e tomámos o pequeno-almoço. Era o dia da grande caminhada! Todas as patrulhas (menos guias e sub-guias) saíram de casa às 11:00h, todos com a sua ração de combate na mochila, partiram com o objectivo de alcançar o famoso Covão da Areia a pé.
Os guias e sub-guias partiram 2 horas mais tarde porque tiveram de preparar as suas mochilas e o material necessário para pernoitarem no Covão da Areia.
Durante a caminhada a Patrulha Antílope encontrou o restante grupo a voltar da sua jornada. Depois de cerca de 2 horas de caminhada, chegámos finalmente ao Covão! Montámos a tenda no sítio mais abrigado que encontrámos e mal podemos entrámos nela porque estava um frio imenso! De seguida, pusemos as mochilas no avançado da tenda e jogámos vários jogos. Divertimo-nos imenso, apesar do frio …Estavam 6º negativos!!!
Jantámos chá quentinho com biscoitos e de seguida aconchegámo-nos nos quartos da tenda.
Dia 3 – 15.02.2010
Durante a noite nevou imenso e, para nossa grande surpresa, acordámos com 20 cm de neve a cobrir as nossas coisas no avançado!!! Tudo isto devido a uma certa pessoa ter-se esquecido de fechar bem a porta da tenda…
Levantámo-nos, agasalhámo-nos, preparámos as nossas mochilas para a viagem de volta, desmontámos a tenda e "voilá" começámos a andar. Estava tudo coberto de neve, todo o caminho estava branquinho!!! Com neve ou sem neve, lá fomos nós a descer a serra.
Quando chegámos lá abaixo sentimos um enorme sentimento de: MISSÃO CUMPRIDA! No fim de contas além de termos dormido a quase 1500 metros de altitude batemos o recorde de altitude da Expedição 30!
Estávamos todos cansadíssimos quando finalmente chegámos a "casa" e fomos tomar um banhinho aos bombeiros de Loriga que foram bastante simpáticos connosco.
Depois de ter o banho tomado, houve o jogo de vila! Tínhamos vários objectivos, tais como: descobrir uma receita de um bolo, trocar uma mera caneta por algo mais valioso, descobrir o número de viaturas que os bombeiros de Loriga possuíam, arranjar lixo reciclável para fazer uma Máscara de Carnaval... Quem ganhasse, tinha direito a escolher em primeiro lugar um material para a construção da sua máscara da "montra" que os chefes tinham.
O jogo correu-nos muito bem, achámos que foi bastante divertido. Conseguimos cumprir a maior parte dos objectivos, a troca da caneta foi a melhor parte! Primeiro, trocámo-la por um pacote de bolachas de baunilha; essas bolachas foram trocadas por uma lanterna porta-chaves; depois trocámos a lanterna por dois sumos da compal; um desses foi trocado por uma grande caneca de cerveja. O outro sumo foi uma história completamente diferente: decidimos ir tocar á campainha de uma senhora que nos tinha adorado e cujo filho já tinha sido escuteiro, ficámos tristes quando ela nos disse que não bebia aquele tipo de sumos! Decidimos então ir a outro lugar trocá-lo e acabámos com uma vela de Nossa Senhora.
Quando chegámos (por volta das 18:00h), ocupámo-nos a começar a pensar numa peça para o fogo de conselho e criar uma máscara que encaixasse nessa peça… Lá estávamos nós no meio de cartão e plástico a tentar recriar algum tipo de animal quando recebemos uma excelente notícia! A senhora a que tínhamos ido bater á porta tinha trazido leite, manteiga, pão para nos compensar não ter trocado o sumo! Com isso, acabamos por ganhar o jogo de vila!
Enquanto uns faziam a máscara, os cozinheiros de cada patrulha faziam o jantar e a sobremesa para o concurso de culinária, no qual quem tivesse a melhor apresentação ganhava. O jantar era um delicioso Bacalhau á Braz e a sobremesa era fruta.
Não chegámos a fazer o Fogo de Conselho, porque não tínhamos arrumado nem limpo o "quarto"… Foi uma pena…
Em vez do fogo de conselho, dividimo-nos em vários grupos e cada um deles estava encarregue de limpar uma divisão. No fim, fomos todos dormir.
Dia 4 – 16.02.2010
Acordámos por volta das 07.00h da manhã. Era o dia da partida. Os cozinheiros foram directos para a cozinha e fizeram as sandes do pequeno-almoço e as sandes para a ração de combate.
Todos estávamos com sono mas logo começámos a arrumar as nossas coisas todas. Depois de arrumarmos tudo, formamos novamente "equipas de limpeza" para lavar as diferentes divisões da casa. Correu tudo bem, agora só faltava levar o material, as caixas de patrulha e as mochilas para o ponto de encontro combinado com o motorista do autocarro.
Já estava tudo no ponto de encontro, mas o autocarro não aparecia. Estava sem bateria. Para passar o tempo começámos a jogar ao Lobo. Foi muito divertido porque éramos imensas pessoas o que tornava o jogo ainda mais interessante.
Finalmente, o autocarro chega. Pusemos todas as coisas lá dentro e partimos.
Como ainda tínhamos tempo subimos a serra e parámos para almoçar e ir brincar com a neve. Foi divertidíssimo!!
Depois disso, só parámos mais uma vez.
Chegámos à sede por volta das 18:30h e arrumámos tudo na Base. Depois da formatura, fomos todos para casa com muitas coisas novas para contar família.