sábado, 5 de dezembro de 2009

Juventura 2009 - Raposa

Dia 21…

Reunimo-nos na sede bem cedinho para irmos para mais uma grande actividade em Sintra! Como éramos só 4 exploradores fomos no carro do chefe Bruno. Quando chegamos a Sintra ficámos um bocado a conversar em quanto os chefes preparavam as coisas, depois fomos formar com todos os outros exploradores do núcleo da Barra para fazer as patrulhas do raid.

Ficamos todos separados sem ser eu (Carolina) e o Sassetti que ficamos na mesma patrulha. Depois das patrulhas feitas juntamo-nos cada um com a sua patrulha para decidir o guia, o sub-guia, o nome da patrulha e o grito. Depois de tudo isso feito chamaram os guias de cada patrulha para se reunirem com um chefe para ele lhes explicar como é que iria ser feito o raid e para dar algumas orientações. Começou então a aventura.

Quando chegámos ao primeiro posto tínhamos de decifrar um código que dizia que tínhamos de escrever B.P com os nossos corpos em Código morse. Até chegarmos ao segundo posto ainda tínhamos de andar muito e de responder a um questionário durante o raid sobre Sintra e sobre as coisas que íamos vendo enquanto andávamos até aos postos. Até chegarmos ao próximo posto tínhamos de contar quantas setas de ouro haviam no portão de uma casa, haviam 192 setas que demoraram imenso tempo a ser contadas!! Depois de contar setas de ouro ainda procurámos um espelho onde contámos quantas caixas de correio é que o espelho tinha ao seu lado, eram 12!! Mas quem é que põe caixas de correio numa rotunda?? Até chegarmos ao segundo posto ainda tínhamos de subir a montanha toda, já estávamos todos tão cansados, que quando chegámos ao segundo posto nem gritámos de alegria!! No segundo posto tínhamos de fazer 3 tarefas; a primeira relacionava umas frases com sentimentos, a segunda era escrever as leis do escuta e depois relaciona-las com os mesmos sentimentos da primeira tarefa e a terceira e última prova era uma pessoa da patrulha ter de ir fazer mímica representando uma lei do escuta. Quando acabámos o posto tínhamos de apanhar 10 tipos diferentes de folhas.

Continuámos a andar até que chegámos ao terceiro posto que era sobre o cargo de socorrista. Tínhamos de imobilizar o braço com 3 lenços e 2 placas de madeira. Depois fomos almoçar nesse mesmo posto e como estávamos em primeiro aproveitamos para descansar!! Depois de um belo almoço continuámos a andar com as mochilas ás costas!! Depois começou a chover torrencialmente então tínhamo-nos de nos abrigar mas onde nós estávamos não havia nada, apenas árvores com poucas folhas para nos abrigarmos, e então, continuámos a andar, parecia que estávamos a tomar banho, chegámos completamente encharcados ao sexto posto, foi sempre assim. Estávamos cheios de frio mas tivemos de aguentar para ficarmos em primeiro. Andámos, andámos, andámos, fizemos o quarto posto e fizemos o quinto.

Quando estávamos quase a chegar ao sexto posto apareceu-nos uma rampa muito grande e a minha guia estava com uma mala super grande e com um impermeável que não era dela que parecia um vestido, e ela com a mala e com o impermeável parecia uma tartaruga, um dos elementos da nossa patrulha começou a brincar com ela a dizer que ela ia tropeçar e rebolar até lá abaixo, mas quem acabou por tropeçar foi ele e caiu de frente na terra molhada e ficou nojento, e todo sujo!!!! Depois de fazermos o sexto posto continuámos a andar até chegarmos ao sétimo e ao último posto. Estávamos super contentes porque pensávamos que o raid tinha acabado ali mas não ,ainda tínhamos de andar até aos bombeiros onde íamos dormir. Quando chegámos aos bombeiros vimos um grupo de exploradores e pensávamos que era uma patrulha mas não, eram os doentinhos que tinham parado a meio do raid porque lhes doía a cabeça, ou porque estavam com hipotermia na cabeça deles.

Assim que chegámos, fomos logo tomar um banho de água quente que bem merecíamos depois daquele esforço. Depois de bem quentinhos e com roupa seca no corpo fomos socializar um bocado com as pessoas que lá estavam. Foram chegando patrulhas e a sala estava cada vez mais cheia. Depois de toda a gente chegar fomos jantar e depois os chefes organizaram um jogo nocturno dentro da sala onde nós íamos dormir, que era uma espécie de luta mas diferente porque tínhamos de colocar 5 esteiras no corpo de um membro de cada patrulha e depois tinham de lutar com outras patrulhas. Depois da actividade nocturna fizemos o fogo de concelho e fomos dormir.

Dia 22…

A alvorada foi às 8:30 e quando acordámos fomos logo arrumar as coisas e vestir a farda 1. Seguiu-se o pequeno-almoço e quem ainda não se tinha vestido ainda tinha mais uma hora pois haviam roupas que ainda não estavam secas. Depois fomos á missa, e no final acabámos com o grito de cada patrulha.

Nas nossas memórias vão sempre ficar o raid do Juventura e o divertimento de 2 dias sempre a bombar!!

Patrulha Raposa

Sem comentários: