domingo, 17 de janeiro de 2010

ACAMPAMENTO DE NATAL 09 -MONSARAZ

Relatório PATRULHA CAVALO
De 19 a 22 de Dezembro em Monsaraz!

Dia 19…
Encontrámo-nos pelas 7h:45 na sede. Uns mais cedo outros mais para o tarde mas acabamos todos por nos encontrar.
Já preparados para o grande acampamento, com material e mochilas prontas, seguimos para a nossa viagem de autocarro. Esta durou cerca de 2 horas e meia, com uma paragem para as belas das necessidades e outras razões, mas com muita animação e boa disposição dentro do autocarro.
Mas ninguém sabia o que nos esperava!
Íamos preparados para o frio e para a chuva.
Enfim, finalmente chegamos ao fantástico sítio onde iríamos acampar. Já alguns de nós, exploradores tinham lá estado no seu primeiro ano de exploradores como e o caso de alguns guias e sub-guias, por isso era já um sítio mais ou menos do nosso conhecer.
Era um sítio bastante bonito, mas estava um frio imenso, reparámos isso logo quando saímos do autocarro. Era mesmo junto a um castelo, já um pouco desmoronado.
Antes de montarmos campo, para termos energia e força para trabalhar fomos para o nosso almocinho que tanto esperávamos.
Depois da bela almoçarada em patrulhas, cada guia foi averiguar qual o sítio melhor onde deveriam ficar. Todas em sítios diferentes claro.
Estava muito vento e foi um pouco difícil de montar os campos, fazer cozinhas, e tudo o que quiséssemos acrescentar, mas conseguimos fazê-lo.
Já a noite cada cozinheiro ia buscar a comida para o jantar, este era massa com milho, cogumelos, queijo ralado e mais algumas especiarias. Para primeiro jantar correu bem para umas patrulhas, mas para outras nem tanto. O jantar da patrulha cavalo foi frango do almoço e o resto do jantar todo frio.
Para nos pormos mais quentinhos ainda tivemos o jogo nocturno o conhecido jogo do farol.
Depois deste, antes de ir para a tenda tivemos ao pé da fogueira, e bebemos chazinho e comemos bolachinhas.
Os guias e sub-guias ainda ficaram para o conselho de guias.





Dia 20 …
Acordámos de manha e estava tudo coberto de gelo, do tanto frio que estava.
Antes do pequeno-almoço, a patrulha falcão tinha ficado encarregue de fazer a ginástica matinal do acampamento. Então logo para aquecer de manha uns belos de uns alongamentos para começar bem o dia.
Depois desta bela corridinha já estávamos suficientemente aquecidos para podermos ir tomar o pequeno-almoço, pão duro, doce e manteiga congelados.
De seguida já para entrarmos dentro do imaginário do acampamento, “2012”, iniciamos os jogos feitos e organizados pela patrulha raposa.
Começamos com futebol humano, onde o objectivo era entrar na baliza da patrulha adversária ou seja nós somos a bola!
O jogo correu bem.
Mais tarde, depois do almoço, cada patrulha foi organizar-se para o jogo de vila, que foi na vila de Monsaraz.
O jogo consistia em ficar a conhecer a cidade, saber algumas informações e também trazer a tralha que os chefes nos pediam na folha. O jogo foi agradável, e a vila estava toda decorada. Foi um dos dias em que esteve mais frio. Com a chuva que estava não dava para cozinhar nas cozinhas das patrulhas, então os chefes decidiram que os cozinheiros e as suas patrulhas iam cozinhar no castelo, onde tinha um espaço que cada patrulha podia cozinhar por si própria.
Á noite era o espectacular e esperado concurso de culinária, em que a base escolhida pelos cozinheiros era frango e arroz, depois cada patrulha poderia acrescentar mais 3 ingredientes e ainda entrada e sobremesa que quisesse.
O concurso começou e estava tudo a correr muito bem ate que …………………Os chefes anunciam que as tendas de algumas patrulhas estavam e ficar inundadas com a chuva imensa que fazia lá fora, a patrulha cavalo e a patrulha lince tiveram de dormir onde estávamos precisamente a cozinhar.
Foi um momento desagradável e que fez com que o concurso de culinária não corresse muito bem para essas patrulhas.
Enfim… depois de limparmos o estamine todo, fomos dormir para no dia seguinte estarmos com forças e com vontade para fazermos o Raid.
Com aquele temporal nem sabíamos se o Raid seria ou não cancelado.




Dia 21….
Este dia foi o melhor.
Chegamos a pensar que os chefes se tinham enganado a por o despertador, dormimos até as 10h:00 da manha, porque estava a chover e estava imenso frio e não dava para fazer nenhuma actividade.
Ficamos todos contentes por pensar que o Raid tinha sido cancelado mas afinal o Raid só tinha sido encurtado.
Quando a chuva abrandou, fomos buscar as mochilas pequenas para por a ração de combate.
O Raid começou em campo, desvendamos azimutes, coordenadas e códigos para sabermos onde estavam os postos, para podermos partir.
A patrulha lince e a patrulha cavalo foram as últimas a sair de campo.
Durante o Raid choveu para algumas patrulhas, mas para outras não choveu porque foram mais rápidas e conseguiram chegar a campo antes de anoitecer.
Alguns elementos choravam pelo frio e saudades dos pais, tiveram quase para desistir, mas se não fosse o espírito e a união de patrulha a patrulha não ia para a frente.
Durante o Raid as patrulhas pensavam na peça do fogo de conselho que era nesta noite.
Quando chegaram todas as patrulhas foram mudar de roupa pois estavam todos ensopados.
Os chefes por acharem que conseguimos superar o Raid com frio, chuva e tudo mais deram a cada patrulha um Pai Natal de chocolate gigante.
Á noite depois do óptimo jantar, esparguete á bolonhesa as patrulhas preparavam se para o fogo de conselho com o tema: O Natal em 2012 ou seja como seria o último natal.
O fogo de conselho foi organizado pela patrulha cavalo e os apresentadores eram o Zeca e a Marta Abreu.
Cada patrulha tinha um género de peça para apresentar, o fogo de conselho foi bastante divertido e pôs toda a gente a mexer. Houve algumas partidas que fizeram com que os novos elementos conhecessem o grupo explorador, da melhor maneira.
Por fim fizemos a oração do escuta.
Foi um dia atarefado, bastante divertido e cheio de aventuras, agora era hora de pensar em arrumar as coisas porque amanha era o dia de partida.
Uns para as tendas outros para o castelo, enfim, fomos todos descansar para amanha estarmos de pé e cheios de força outra vez.



Dia 22…. (último dia)
Acordámos cedo, eram 8h:30 e os exploradores já estavam a arrumar as mochilas.
Uns optaram por arrumar primeiro o campo todo e depois tomarem o pequeno-almoço, mas outras patrulhas optaram pelo contrário.
Já todos fardados e com mochilas, tendas e cozinhas desmontadas, os cozinheiros de cada patrulha juntaram-se para fazerem o almoço para o grupo todo, como já é tradição a bela da feijoada.
Depois da deliciosa feijoada, cada patrulha foi lavar a sua loiça e daí a poucos minutos o autocarro chegava.
Carregamos o material todo para o autocarro eee… Estoril aqui vamos nós.
A viagem teve alguns conflitos pelo meio…, coisas de exploradores, mas acabou tudo por correr bem.
Chegamos á sede por volta das 20h:00. Arrumamos o material, tivemos a formatura de grupo onde os chefes nos deram as classificações do Raid, e do concurso de culinária.

Este acampamento foi o princípio de um ano 2010 em grande.
PATRULHA CAVALO




FIM

Sem comentários: