Patrulha
Falcão
Presentes no acampamento de verão:
Duarte Bonvalot (guia)
Sofia Sérgio (sub guia)
Bernardo Veloso
António Mota
José Ferreira
1º dia (domingo)
Aleluia o acampamento chegou!!!
Estávamos muito ansiosos por o acampamento ser fora do país, e também num sitio tão giro como França!
Formámos e depois lá fomos para a missa, que foi só para nós, porque no verão não há missas às 10:45, (para a próxima já sabemos!)
A missa estava muito gira, todas a pessoas cantaram e gostaram, atrevo-me a dizer que foi a melhor missa do ano e dos 40anos dos escuteiros do Estoril.
Voltámos a formar, esta formatura foi para entregar prémios aos mais aventureiros que foram:
Maria Bolota – Lobitos
Duarte Bonvalot – Exploradores
Mariana Lourenço – Pioneiros
Mafalda Pavão - Clã
A formatura também serviu para dar informações sobre o acampamento: deram-nos uns cartões para andarem sempre connosco, um passaporte com todas a informações que precisávamos para o acampamento todo, e também cantámos os parabéns à Sofia da nossa patrulha!
Logo a seguir fomos comer rápido porque o comboio era a 13:30, e por fim pegámos nas malas e fomos direitinhos para o comboio!
E Aí COMEÇOU UMA GRANDE VIAGEM E AVENTURA!
Chegámos a Lisboa tivemos de esperar 1 hora pelo comboio, esperamos, esperamos...(passado uma hora), o comboio chegou! Entramos no comboio a maior confusão não havia espaço para as malas, tivemos que ficar com a Patrulha Morcego porque éramos os que tinham menos pessoas e também não haviam cabines para todos!
Já sabíamos que íamos dormir no comboio e o Alex teve a ideia de fazer um jogo que era para descobrir algumas coisas das pessoas sorteadas, acabou o jogo e comemos a comida que trouxemos de casa, ficamos a falar um bocado sobre o acampamento e às 11 fomos todos dormir.
2º dia (segunda-feira)
O dia começou muito cedo às 7 da manhã já estava tudo de pé, dormimos todos muito mal dormir num comboio e muito mau!
Lá chegamos a Biarritz, quando saímos do comboio largamos as malas e começamos a tomar o pequeno almoço, tivemos de esperar pelos autocarros para nos levar ao sitio onde íamos dormir e ficar 2 dias, quando lá chegámos ao tal sitio vimos que estávamos na escola primária de Biarritz.
Como éramos muitos o Isaac disse que os lobitos eram para um canto, os exploradores para outro, os pioneiros ficavam ao lado dos lobitos e os caminheiros ficavam entre os exploradores e dos pioneiros, depois arrumamos as coisas como nos mandaram, como sempre nos só brincávamos e quando acabamos de arrumar as coisas, fomos jogar a mosca, todos jogaram, rimos com as quedas e vimos as “bestas”que saltavam muito!
Lá formámos e começou o jogo das equipas verticais que eram:
Aigle royal,
Hibou grandduc,
Isard,
Loup,
Marmotte,
Mouflon,
Ours des pyrénées,
Salamander,
Sanglier,
Gostámos todos de participar e não nos importávamos de repetir as equipas verticais.
Quando acabámos o jogo estávamos todos suados e não havia chuveiros então teve de ser a mangueirada, todas as raparigas cheias de vergonha e de frio e os rapaz todos aventureiros mas depois ficaram também cheios de frio, fomos comer a comida era muito boa, era para fazer mos um jogo de secção, mas estávamos muito cansados então vimos o Santo do dia que era: S.Jorge, lemos o que dizia o cartão reflectimos e fomos para a cama dormir!
3º dia (terça-feira)
Acordámos estava um dia muito bom, vestimo-nos e fizemos a ginástica matinal, foi feita pelo bruno chefe dos lobitos, a seguir fomos comer.
Hoje o dia também foi por equipas verticais, tínhamos de dar os panfletos para a Festa Cultural Gastronómica, foi muito engraçado e divertido tivemos a falar com pessoas francesas, e até houve pessoas que levaram elogios por falarem tão bem francês, fomos almoçar, outra vez o almoço estava óptimo, há tarde tínhamos de fazer cartazes com os nomes de cada região, quando acabamos de tratar disso fomos vestirmo-nos com os trajes, estávamos todos muito giros!!!
Às 5horas estávamos todos prontos para ir mos para o mercado, porque era lá que era a festa, posemos as coisas que nos mandaram de cada região, às 6horas começaram a chegar pessoas, estava tudo pronto com os cartazes que tínhamos feito e as coisas que nos tinham dado. A musica era muito boa, dançámos, cantámos, brincámos, até a Joana Abreu cantou para nós todos, às 10h tivemos de arrumar tudo porque estava na hora de irmos embora, todos ajudaram e por isso foi mais rápido.
Mas houve coisas que não correram lá muito bem, porque houve pessoas que andaram a beber sangria e os chefes como não são nada burros viram as pessoas a beberem a sangria e como nós somos um grupo por uns pagam todos e tivemos que ajudar a descarregar a carinha, a lavar a loiça e a lavar as casas de banho, quando acabamos, tivemos a ler o Santo do dia que era S.Paulo, também ai ficamos a saber que nós éramos os últimos a ir para a cama, só fomos para a cama a 1da manhã, mas achámos que foi justo aquilo que fizeram!
4º dia (quarta-feira)
Acordaram-nos com um sino muito irritante passando a frente! Começamos a arrumar as coisas para irmos para Lourdes, vestimos a camisola laranja e os calções da farda numero 2º, tomámos o pequeno almoço e fomos embora para o comboio, o comboio era muito agitado então não deu para fazer o jogo que tínhamos começado na viagem para Hendaye, então o bruno chefe dos exploradores começou a contar anedotas para todos e nós também contámos.
Lá chegámos a Lourdes, (estava muito calor), o Isaac e o Marcos prepararam os carros por equipas verticais. O Isaac começou a explicar o jogo que íamos jogar a tarde que era para conhecer Lourdes, e claro que ainda era por equipas verticais, os postos mais giros eram o santuário de Lourdes, e outro posto que tínhamos de ir por um teleférico que de lá de cima via-se toda a cidade de Lourdes, era brutal, foi muito giro ver Lourdes, mas tem que sempre acontecer alguma coisa, a Mafalda dos caminheiros ia a passar na passadeira com os do grupo e uma senhora passada agarrou a Mafalda e começou a puxar os cabelos e ainda deu-lhe um soco, ela ficou bem e isso e que interessa!
Quando acabou o jogo fomos para um parque de campismo onde só havia escuteiros de toda a parte do mundo, chegámos e formámos e deram-nos umas pulseiras vermelhas depois tiramos umas fotografias.
Depois fomos tomar banho porque estávamos todos suados, quando acabámos de tomar banho fomos pôr as coisas nas malas e começou a chover, mas tínhamos uma casa mais ou menos santuário, que começamos a correr e a por lá as malas de toda a gente, sempre para atrás e para a frente, quando tínhamos tudo arrumado fomos jantar ainda estava a chover então tivemos de corre outra vez, o jantar estava tão bom era esparguete a bolonhesa, primeiro comeu os lobitos e os exploradores depois acabámos de come tivemos que lavar a loiça para os pioneiros comerem, lavou quase toda a gente mas 4pessoas tiveram mais trabalho que foram: Patrícia cavalo
Sofia – falcão
Miguel – raposa
Bruno – chefe dos exploradores.
A seguir fomos ver onde íamos dormir a Catarina Moço estava a fazer por patrulhas, quando acabámos fomos todos para a cama.
5º dia (quinta-feira)
Acordámos com o Abel a cantar, vestimos a farda e começamos a arrumar as coisas para irmos para fabian (saint lary),fomos pôr as malas numa barraquinha, voltámos lá para cima porque era um bocado grande da barraca ao sitio onde nós dormimos, depois fomos comer o pão que o Abel troce mais leite com chocolate, rezamos em grupo, depois de arrumamos tudo fomos buscar as malas e vamos nos para o parque de estacionamento, ai formamos o Isaac disse que avia um autocarro para nós, e que se sujássemos o autocarro era assim que ia ficar ate ao fim do acampamento(passado o discurso do Isaac),agora vamos para os autocarros, a viagem foi 2horas,então serviu para dormir descansar, brincar e jogar as cartas.
Quando chegámos ao campo tivemos de carregar as malas e as caixas e as tendas, e tínhamos de ir por uma rampa, lá chegámos ao campo era brutal, era super grande e muito giro! Disseram mos o sitio onde íamos ficar e largamos as malas, a Catarina Vicente chamou os guias de cada patrulha para escolherem os sítios para ficarem as tendas. Nós ficamos um sitio muito fixe, os rapazes tiveram de dormir todos juntinhos, porque eram 4,enquanto só avia uma rapariga que teve de ficar sozinha, depois tivemos a reconstruir a cozinha, quando a patrulha acabou de fazer aquilo que os chefes pediram fomos por as coisas nas tendas, lá ficamos dentro da tenda.
A noite já fomos nós que cozinhamos e também estava bem, o nosso cozinheiro e bom a cozinhar, e o António Mota, a noite era para ser a abertura de campo mas estava a chover imenso então fomos para a tenda de apoio e ai lemos os Santos dos dias que ainda não tínhamos lido, foram: Maria, S.Nuno, reflectimos e fomos para a cama, dormir!!!
6º dia (sexta-feira)
O Daniel como é simpático foi acordarmos tínhamos de ir com calções e com ténis, porque íamos para o parcours aventure, comemos, formamos e começamos a descer a rampa quando chegámos ao final, voltámos a formar e ai os chefes foram para cada patrulha, claro que a Catarina Moço veio para a nossa patrulha, começamos a andar para irmos para o parcours, tínhamos que andar cuidado, porque a estrada era pequena e muito perigosa, por isso e que e a mos com os chefes.
Aleluia chegámos ao sitio do parcours, tivemos que esperar pelos os senhores, quando chegaram deram-nos uns “cintos” que tinham dois ganchos que o senhor depois explicou que tinha se de trocar um de cada vez e que tinha de ser com cuidado, há avia um cabo de aço que era ai que se tinha os ganchos. Avia 3 níveis que era o vermelho, o roxo e o negro, claro que o bruno disse que era melhor o roxo, o senhor diz também e pediu para o seguirmos e lá começou a aventura! O senhor disse para o Daniel ir a frente, e começou a sair toda a gente, o Bruno foi no meio, e as Catarinas foram no fim com a patrícia vala e a carolina porque estavam com medo, mas a Catarina, a carolina e a Sofia no inicio estavam a saltar nas cordas e nos trocos, e as três sempre a cantar e a dançar, mas depois a carolina escorregou e ai ficou com medo e a patrícia com tem vertigens estavam no final.
Os que todos mais gostaram foi o tarzan e os slides no final, podia-se ir com duas pessoas por isso os rapazes foram todos separados, claro que as raparigas foram juntas os pares foram: mariana e marta, patrícia e a Inês, Catarina e a carol, Sofia e a carolina, e depois foi a Catarina moço e logo a seguir a Catarina Vicente, quando chegávamos ao fim dos slides os rapazes “parvos”como são começaram a darmos com os lenços, já me ia esquecem do louve imensas quedas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quando acabámos pedimos o senhor para nos tirar algumas fotos de grupo, depois fomos tirar os “cintos”e fomos para o autocarro porque estávamos muito cansados então chamaram o autocarro, quando chegámos a campo fomos buscar as coisas para irmos tomar banho, mas infelizmente a primeira pessoa foi o benny que demorou imenso tempo e o resto das pessoas tiveram de tomar banho com água fria, depois de toda a gente ter tomado banho (de água fria)fomos preparar o almoço, depois como não avia nada para fazer tiveram algumas raparigas na tenda da falcão (tenda da Sofia), a jogar cartas e falar sobre muitas coisas, tivemos na tenda das 4 ate as 8 da noite, porque depois a Sofia tinha de ir ajudar a fazer o jantar, como sempre ficou muito bom, lá fomos nós com os tachos, pratos e talheres para a mesa comer.
Quando acabámos de jantar fomos para a tenda de apoio para lermos o Santo do dia que era S.Tiago, lemos o que dizia e reflectimos sobre o Santo, e as 11 fomos para a cama!!!
7º dia (sábado)
A patrícia e a marta foram acordar todas as pessoas, hoje era o dia que tínhamos de estar prontos que íamos fazer canyoning e com os pioneiros, tínhamos de ter pronto tínhamos de ter uma toalha, fato-de-banho, e o almoço que mos tinham de dar e isso tinha de ir dentro de uma mochila, as 9:00 já tínhamos todo pronto fomos andado para o autocarro, porque não dava para irmos a pé, porque o sitio era em Espanha, tivemos muito tempo dentro do autocarro então deu para jogar as cartas para falar e muitas mais coisas que não sei .Quando chegámos ficamos a espera dos senhores, mas ouve um confusão enorme e depois não se podia levar calçado os sapatos de água, mas depois o Isaac disse para nos entramos para o autocarro e começamos a subir a montanha, quando chegámos lá acima deram-nos mos fatos que era muito difícil de vestir, uns coletes e os capacetes começamos a vestir, depois lá fomos nós a descer a montanha em filinha “pirilau”, ainda tivemos uns 30min a andar ate chegarmos ao sitio onde íamos almoçar, depois de almoçarmos uma sandes continuamos a andar ate que começamos a ouvir pessoas e o rio a correr e quando demos conta estávamos a ver a nossa partida para o canyoning, aquilo era brutal avia uma rocha que era para saltarmos que tinha 4metros e a outra que era para os corajosos que era 6metros, depois de darmos muitos saltos tivemos de fazer grupos porque só avia 4 senhores.
O nosso grupo era o melhor era:
António,
Benny,
Zé,
Bolota,
Zeca,
Sofia,
Catarina Vicente,
Daniel.
Foi brutal começamos a saltar de rochas muito grandes, a descer rápidos, a passar por abaixo de rochas gigantes, não consigo explicar só consigo disser que foi muito mesmo muito giro, gostamos de todo!!! Já estávamos quase no final quando a carolina torceu o pé, e fosse tudo embora ate o homem, só ficou a Catarina Moço, a patrícia, Sofia e o Zeca, mas lá chegámos depois tiramos os fatos e somos vestir, lá fomos para o autocarro, quando chegámos ao campo como o Beny tinha gasto a água, não fomos tomar banho então fomos para as tendas trocar de roupa porque aquela roupa que tínhamos toda molhada, depois quando saímos das tenda a tenda da morcego estava com um rasgada por uma faca, depois de isso formamos e ai os chefes tiraram as facas de toda a gentes, também ai deram os alimentos para fazermos o jantar.
Depois do jantar somos para a tenda de apoio e lemos o Santo do dia que era S.Francisco, também falamos todos no dia o que tínhamos gostado e o que não tínhamos gostado, também preparamos coisas para a missa que ia a ver amanhã, às 11fomos todos para a caminha.
8º dia (domingo)
Hoje acordámos mais tarde porque a missa era só às 10,comemos e fomos para a missa, ai as coisas que nós tínhamos feito na noite anterior lemos, e ai, o Isaac e o bruno fizeram o favor de dar um bocado da missa normal.
Quando a missa acabou nós fomos preparar o almoço e tinha de ser rápido porque hoje tínhamos rafting e era com os lobitos, quando já tínhamos tudo arrumado todo fomos para o autocarro e os lobitos também lá estavam portanto fomos logo, quando lá chegámos deram-nos também uns fatos iguais aos do canyoning, mas aqueles eram mais largos, o grupo que era mais fixe era o que tinha a cavalo toda mais o Zé e a Sofia da falcão mais os dois “pombinhos” a Catarina e o bruno, a meio do percurso a Sofia e a Patrícia caiem e ficam todas molhadas, depois o homem mais a frente a manda todos para a água menos a Catarina porque ela sentou-se, depois tivemos de sair da água porque estava lá uma barragem e tivemos de sair com o barco para passar para o outro lado.
Quando acabou tivemos de ir para um autocarro que ele mos ia levar ao sitio de onde começamos, chegámos e tivemos de ir mos vestir porque já estava a ficar frio, e tínhamos de nos ir embora, lá chegámos a campo inteiros (menos a Carolina) chegámos e fomos trocar de roupa e logo a seguir formamos, na formatura disseram para nos prepara nos as mochilas para a caminhada que era amanhã, tínhamos de ter pronto uma muda de roupa, roupa quente luvas gorro, meias e botas. Quando acabámos de jantar fomos lavar a loiça e logo fomos para a tenda de apoio falamos sobre o que e que tínhamos nas malas depois fomos para a cama porque tínhamos de nos levantar muito cedo então fomos para a cama por volta das 10.
9º dia (segunda-feira)
Hoje tivemos de levantar muito cedo, porque tínhamos de fazer os almoços e o jantar tinham e também desmontar algumas tendas, depois de fazer nos isso tudo fomos para o autocarro para irmos lá aos Pirinéus, a viagem foi muito longa tivemos de parar a meio para comer, quando chegámos a vila e estava lá um burro e começamos todos a rir, os chefes foram buscar um bilhetes para o teleférico, depois os chefes deixaram-nos comprar algumas coisas, depois fomos para teleférico onde o Miguel e o bruno ficavam a arrumar as mochilas e nós íamos para a frentes do teleférico, depois de andarmos um bom bocado de teleférico tivemos de trocar de teleférico para irmos mesmo lá para cima, tivemos de voltar a fazer a mesma coisa que fizemos no outro teleférico mas agora com mais cuidado porque estava lá mais gente e tínhamos de ter cuidado para não as empurrarmos as pessoas.
Quando chegámos mesmo lá a cima pegamos nas malas e pousamos as malas e começamos a ver a vista era muito gira parecia que estávamos no céu, estava muito nevoeiro então não se conseguia ver quase nada, depois formamos perguntaram quando e que tínhamos nascido depois tiram uma foto a quem vai sair do grupo explorador que são: Patrícia – cavalo,
Nuno cavalo,
Duarte – falcão,
Mariana – lince,
Miguel – raposa.
Mas antes de começarmos a descer, ainda deu para tiramos algumas fotos, depois começamos a descer, tínhamos de descer com muito cuidado porque era muito perigoso porque avia muitas pedras soltas, e também inclinado, tivemos que parar porque a Catarina Moço estava com dores nos joelhos e a Catarina Vicente estava com dores nas costas, quando acabámos de descer o mais difícil era parar ao pé de umas casas abandonadas e comemos e descansamos ai um bocado, começamos ai a ver marmotes e coelhos, depois de estarmos um bocado a descansar fomos para outro sitio que era ai que íamos dormir andamos mais um bocado e vimos um lago muito giro e grande, quando chegámos ao sitio começamos a montar as tendas e quando já tínhamos tudo pronto fomos comer ficamos um bocado a falar e fomos para a cama!!!
10º dia (terça-feira)
O dia começou cedo arrumos as coisas e fomos para o lado do lago tomar o pequeno almoço depois tiramos umas fotos e fomos embora, começamos a andar, voltámos ao sitio das casas abandonadas e começamos a descer ai, a vista era muito gira, ai não avia poluição e tudo tão puro!!! Vimos isardes, marmottes, grilos, coelhos, aranhas, cobras e muitos mais animais. Passado um bocado um bocado a patrícia posou mal o pé e torceu, parámos para comer uma sandes e a patrícia aproveitou para por gelo. Continuamos andar a Catarina Moço ia a frente para irmos ao passo dela e não a deixamos para trás. Andamos, andamos ate que chegámos a uma ponte ai parámos outra vez para comer outra sandes quem quisesse, descansamos ai um bom bocado, depois continuamos a andar tivemos que andar ate a uma estrada que tínhamos de passar a estrada para continuar o trilho do outro lado estava uma cascata muito gira, depois começamos a ver casas e vacas depois tivemos de passar o rio, logo começamos a andar para o autocarro depois vimos como eram as casas e as pessoas de lá, vimos também a natureza e os animais, chegámos ao autocarro e fomos para o campo.
Quando chegámos ao campo fomos tomar banho(de água quente), quando tudo tinha acabado de tomar banho fomos preparar o fogo de conselho, era uma musica muito gira. Fomos comer e fomos para o fogo conselho.
Começou com o que era para fazer na abertura de campo, depois começamos a ceder a fogueira quem acendeu a fogueira foi os que se destacaram mais no acampamento que foram:
Ana Sofia – lobitos,
Miguel Sérgio – exploradores,
Mariana Lourenço – pioneiros,
Peter nuñez – caminheiros.
Depois começou o fogo de conselho, todas as equipas verticais e os grupos foram bons mas o nosso foi o melhor a canção era assim:
Acorda a malta a alvorada a começar aaaaa
E um novo dia e temos tudo para dar aaaaa
E é tudo tão divertido mesmo havendo competição a amizade vamos todos curtir
Refrão. Há sempre musica entre nós, nós a cantar não estamos sós cantemos todos e vamos todos meter exploradores sempre a mexer...
Há tantos jogos em que vamos participar aaaaa
E os temas sérios com os chefes vamos falar
E é tudo tão divertido mesmo havendo competição a amizade vamos curtir
Refrão. Há sempre musica entre nós, nós a cantar não estamos sós cantemos todos e vamos todos meter o exploradores sempre a mexer.
Depois quando acabou o fogo de conselho fomos ver algumas fotos que nós tínhamos durante o acampamento, claro que as nossas fotos eram melhores do que as dos lobitos, pioneiros e caminheiro!!! Quando acabou comemos uns bolinhos e fomos para a cama.
11º dia (quarta-feira)
Hoje e ultimo dia que estamos em saint lary, começamos a arrumar as coisas nas malas, as tendas e as coisas da cozinha, logo a seguir fomos por as malas ao pé do protico, tiramos os partos e os talheres e fomos comer. Depois fomos lavar a loiça e por as caixas na carinha, quando tínhamos tudo pronto pegamos nas mochilas e fomos por as malas na carinha e fomos embora, como a viagem era muito longa e todos estavam cansados então deu para dormir mas como a sempre a pessoas que andaram a tirar fotos ao bebes que estavam a dormir!!! Quando chegámos a Lourdes estava muito calor, tivemos de esperar pelo comboio, quando vimos o comboio posemos as malas as costas e entramos no comboio, no comboio jogamos as cartas, falamos brincamos e muito mais...
Lá chegámos a Hendaye, tivemos que ir com um chefe porque lá a muitos atentados e estava a policia a porta do comboio para ver se tínhamos coisas perigosas, mas passou toda gente, depois foi a confusão da outra vez por causa das malas mas conseguimos arrumar todo, mas avia uma pessoa que não estava bem que era o Gonçalo que estava cheio de dores de barriga e estava a vomitar mas depois também ficou melhor, esta noite toda a gente dormiu mal mas dormiu.
12º dia (quinta-feira)
Acordámos com o sino do bar, comemos o pequeno almoço e depois tivemos de nos aguentar ate às 10 da manhã porque a essa hora e que chegávamos a Lisboa, quando chegámos estava muito calor, nós tínhamos de apanhar o comboio para vir para o Estoril, para ser mais rápido fomos de autocarro para Apolónia, apanhamos o comboio e só para mos no Estoril, depois largamos as malas e fomos arrumar as caixas e as tendas na sede, fomos formar e deram-nos um diploma a dizia:
(nome da pessoa)
Do grupo explorador, participou no XXI
Acampamento de agrupamento – “40 anos de
Aventuras”, realizado em França de 2 a 13 de
Agosto de 2009
Estoril - Biarritz – Lourdes – Pirinéus
Chefe de agrupamento
Isaac silveira
Depois ainda nos deram uma foto de agrupamento e uma do grupo explorador, e foi assim o nosso acampamento.
OBRIGADO CHEFES POR TUDO!!!!!
FIM.
1 comentário:
Muito bem Passarões!! :P
Enviar um comentário